"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

CONFIANÇA INABALÁVEL


Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.) Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.) Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam. Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção (Salmos 3:1-8)

Os salmos 3 é uma oração matutina. Davi o escreveu enquanto fugia da revolta comandada pelo seu filho Absalão, descrito em 2 Sm 15.1-18.

MOMENTOS DIFÍCEIS
A conspiração levantada por Absalão se fez poderosa, 2 Sm 15.12-13, muitos se levantaram contra o Rei, o que o fez clamar ao Senhor. Os sofrimentos, pesares e aflições, sempre chegam em grupos: desta forma, de maneira violenta e cruel, é que o inimigo tenta derrubar o crente.

Os inimigos de Davi se declaram vitoriosos, até mesmo alguns de seus amigos mais chegados perderam a esperança, achando que realmente Deus o havia abandonado. Quantas vezes em meio a lutas e problemas quando nós mais precisamos de ajuda e conforto, as pessoas mais chegadas, até mesmo, irmãos na fé, se aproximam de nós com mensagens negativas? Contudo o nosso Deus jamais está ausente. Is 42.21-22.

Davi clama ao Senhor “Porém tu ó Senhor é o meu escudo”, escudo é um tipo de proteção que cerca quase que totalmente o soldado. Davi estava exposto aos falsos amigos, mas o Senhor nosso Deus era a sua proteção; ele estava abatido, mas Deus era a sua glória; seus inimigos queriam afunda-lo, mas o Senhor havia de ergue-lo outra vez.

“com minha voz clamo ao Senhor, Ele me responde”. Esta frase pode ser traduzida da seguinte maneira: “Quando clamo ao Senhor, Ele me responde” á mais fácil Deus responder aos que tem costume de orar diariamente, do que aqueles que oram ocasionalmente. Os que se aproximam do Senhor só na necessidade, logo, são habitualmente estranhos em sua presença.

“Ele do seu santo monte me responde” o Santo monte é o monte de Sião, onde permanecia a Arca da Aliança, era o lugar de onde Deus socorria o seu povo. Hoje é do altar da casa do Senhor (igreja) que ele ordena sua benção.

PERIGO E LIBERTAÇÃO
A confiança do salmista diante dos grandes perigos que ocercavam “Deito-me e pego no sono; acordo porque o Senhor me sustenta”. É maravilhosa a fé daqueles que podem dormir profundamente diante das ameaças dos inimigos. Davi podia dormir em terrenos descobertos, a luz das estrelas, dormindo em santa paz e despertando com coragem e ânimo; pois, a mão do Senhor era como travesseiro para ele. A Pessoa sem Deus, por mais que tenha recursos e bens, vive cercada de desconfianças e medos. Só dormem a custa de tranqüilizantes.

A oração de confiança produz então a valentia do salmista.“Não temerei os milhares de povos". Deus o havia libertado do medo I Sm 14.6. Uma só pessoa com Deus, forma maioria.

“Levanta-te Senhor...” Davi convoca então o seu Deus, para que o livre daqueles que haviam se tornado seus inimigos.“Feres no queixo a todos os meus inimigos...” nestas palavras vemos a confiança do salmista no Senhor, baseadas em vitórias que teve em oportunidades anteriores.

“Do Senhor é a salvação...” salvação é a grande palavra de libertação do Antigo Testamento. Davi afirma desta forma, que toda a libertação, vitória e salvação, pertencem ao Senhor. Como é bom servir a um Deus que possui todo o poder, e, o outorga aos seus fiéis. (Fp 4.13; Cl 1.11).

“... e sobre o teu povo, a tua benção”.  Davi não somente ora em favor dos poucos que haviam ficado fiéis a sua causa, mas também invoca a benção divina sobre toda a nação. Este povo, mesmo rebelde, ainda pertencia ao Senhor. Lembra Jesus que pediu em favor daqueles que o crucificaram. Lc 23.24.

A proteção da parte de Deus é a melhor segurança. Soldados armados guardavam o leito de Salomão, mas ele não dormia melhor do que seu pai. Davi, quando deitava no chão, não muito longe dos seus inimigos, estava a sós com Deus, e somente Deus era a sua proteção mais que suficiente.

Uma boa consciência nos ajuda a dormir em qualquer circunstância. Nenhum travesseiro é tão confortável como as promessas de Deus. Nenhum cobertor é mais quente do que a certeza da nossa salvação em Cristo Jesus.

Transcrito Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário