“E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras
línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.1-13).
Qual
é o significado da plenitude do Espírito Santo recebida no dia de Pentecoste?
(1) Significou o início do cumprimento da
promessa de Deus em Joel 2.28,29, de derramar seu espírito sobre todo o seu
povo nos tempos do fim (cf. At 1.4,5; Mt 3.11; Lc 24.49; Jo 1.33).
(2) Posto que os últimos dias desta era já
começaram (At 2.17; cf. Hb 1.2; 1 Pe 1.20), todos agora se vêem ante a decisão
de se arrependerem e de crerem em Cristo (At 3.19; Mt 3.2; Lc 13.3).
(3) Os discípulos foram “do alto... revestidos de poder” (Lc
24.49; cf. At 1.8), que os capacitou a testemunhar de Cristo. A produzir nos
perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento
divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em Cristo (cf. At 1.8; 4.13,
33; Rm 15.19).
(4) O Espírito Santo já revelou sua
natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação de pessoas de todas as
nações e aqueles que receberam o batismo no Espírito Santo e ficaram cheios do
mesmo anseio pela salvação da raça humana (At 2.28-40; 4.12, 33; Rm 9.1-3;
10.1). O Pentecoste é o início das missões mundiais (At 1.8; 2.6-11,39).
(5) Os discípulos se tornaram ministros do
Espírito. Não somente pregavam Jesus crucificado, levando outras pessoas ao
arrependimento e à fé em Cristo, como também influenciavam essas pessoas a
receber “o dom do espírito Santo” (vv.
38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v.4). Levar outros ao
batismo no Espírito Santo é a chave da obra apostólica do NT (ver At 8.17;
9.17,18; 10.44-46; 19.6).
(6) Mediante este batismo no Espírito, os
seguidores de Cristo tornaram-se continuadores do seu ministério terreno.
Continuaram a fazer a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que
Jesus “começou, não só a fazer, mas a ensinar” (At 1.1; Jo 14.12).
Fonte:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Por
Litrazini
Graça
e Paz
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