"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O QUE SIGNIFICA O BATISMO?


Romanos 6:3: “Ou não sabeis que todos nós fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”

1 Corintios 12:13: “Pois todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo, quer judeus, quer gregos (aqui também nos encaixamos), quer servos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito”

Gálatas 3:27: “pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo”.

Colossenses 2:12: “tendo sido sepultados com ele no batismo, nele também ressurgistes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.

1 Pedro 3:18 a 22: “Pois Cristo padeceu uma única vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Ele na verdade, foi morto na carne, mas vivificado pelo Espírito, no qual foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca. Nela poucas, isto é: oito almas se salvaram através da água, que também agora, por uma verdadeira figura, o batismo, vós salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades”. 

A relação entre o dilúvio e o batismo nos leva a algumas conclusões:
A - Como o dilúvio representou o fim de uma geração perversa e o começo de um novo povo, o batismo significa o fim de nossa natureza pecaminosa e o surgimento de uma nova vida em Cristo.
B - A purificação não é mais um ato exterior, sim interior. O batismo é o sinal de que fomos purificados e justificados pela fé.
C - No batismo testemunhamos que assim como Cristo morreu e ressuscitou o mesmo ocorrerá conosco.IMERSÃO - MORTE; SUBMERSÃO - SEPULTAMENTO; EMERSÃO - RESSUREIÇÃO

O batismo foi a maneira que Jesus determinou para esta fé se expressar e se consumar. A água do batismo não tem nenhum poder em si mesma. 

Se alguém não creu, nem se arrependeu (ou também uma criança), entrar nesta água, não acontece nada. Mas se alguém desce a estas águas com fé, pela fé é unido a Cristo Jesus.

Se alguém pergunta como o ladrão da cruz foi salvo sem ser batizado, a resposta é que Deus pode abrir exceções, mas nós não temos essa autoridade.

Lidiomar Trazini Granatti / Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário