"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

3º GRUPO DONS DO ESPÍRITO SANTO –- I Co.12.7 a 11


III - DONS DE PODER (fazer)
1. FÉ – Habilidade sobrenatural de acreditar em Deus sem dúvidas. Habilidade sobrenatural de combater a descrença. Habilidade sobrenatural de enfrentar circunstâncias adversas com confiança na mensagem e palavras de Deus. Convicção interna impelida por um chamado urgente e superior. Crer em Deus pela realização do impossível. Ex: A fé de Abraão quando entregou Isaque - Creu contra a esperança.

MAS É BOM SABERMOS QUE HÁ VÁRIOS TIPOS DE FÉ:
A)- FÉ NATURAL: com este tipo de fé, o homem pode crer acertadamente ou erradamente nas coisas espirituais. É crer mesmo sem obedecer a Deus. É um instinto natural do homem, ter fé.
B)- FÉ SOBRENATURAL QUE DE DIVIDE EM:
A)- FÉ COMUM, FÉ QUE SALVA: É a fé que opera para salvação: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo” - Rm 10.17. Esta fé se cuidadosamente alimentada, crescerá e se tornará mais e mais forte. Nossa fé é dinâmica.
B)- FÉ SANTÍSSIMA, FÉ COMO FRUTO DO ESPÍRITO: “Mas vós, amados,edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”-Jd 20. É a fé que anima o servo de Deus a crer. É a fé descrita como fidelidade: “Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”- Rm 1.17. É a fé para permanecermos salvos .
C)- FÉ, COMO DOM ESPIRITUAL: “A outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar”-1Co.12.9. Esta fé excede os limites da fé comum a todos os homens, pois ela é sobrenatural. Algumas expressões do Senhor Jesus acerca desta fé revelam que o cristão que realmente tem essa fé adquiri possibilidades ilimitadas. Temos vários exemplos desta fé no capítulo 11 de hebreus quando cita os heróis da fé;  na vida de Elias e os 400 profetas de Baal:I Re 18.33-35, na vida de Pedro e João ao curar o coxo de nascença em At 3.4 e 6 e na vida de muitos outros.

2. DONS DE CURA – Refere-se à cura sobrenatural sem ajuda humana. Pode incluir aplicação divinamente assistida de instrumentação humana e meios médicos de tratamento. Não descarta o uso dos dons criativos de Deus. A cura depende de Deus e da pessoa. Depende de Deus porque Ele decide quem Ele vai curar e quando, ex: paralítico de Betesda; Depende da pessoa porque ela tem que ter fé no poder e no amor de Deus para ser curada, ex: a mulher que tocou Jesus. A pessoa que ministra a cura é apenas uma ferramenta que Deus usa para comunicar a cura.

PORQUE FALA DONS DE CURAR NO PLURAL? Porque os males são de muitos tipos: Imposição de mãos: “...E ele impunha as mãos sobre cada um deles e os curava”; Unção com óleo: “...E ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”- Mc 6.13; Confissão: “Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado” At.14.9

PROPÓSITO DOS DONS DE CURA: Libertar doentes e aflitos e destruir as obras de Satanás. Confirmar a palavra pegada. Dar testemunho de Jesus Cristo ressurreto. Glorificar ao Pai.

3. OPERAÇÃO DE  MILAGRES, É A REALIZAÇÃO IMPOSSÍVEL. Poder sobrenatural de intervir e neutralizar forças terrenas e satânicas. Literalmente significa uma exibição de poder que dá habilidade de ir além do natural. Opera junto aos dons da fé e de cura para trazer autoridade sobre o pecado, Satanás, as doenças e as forças amarradas deste tempo.

Os dons do Espírito Santo edificam, confirmam, tem proveito, são credenciais. É uma operação de poder que transcende as leis naturais. Ex: Moisés e o Mar Vermelho, Jesus acalmando a tempestade e a ressurreição de Lázaro.

A operação deste dom gera uma confiança e autoridade especial. Fé aliada a autoridade. Ex: Elias e os 400 profetas de baal. São acontecimentos que parecem ultrapassar ou contradizer as leis da natureza. Estas leis são o modo comum e normal de Deus fazer as coisas. Deus conserva tudo assim para nossa conveniência.

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário