"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

domingo, 30 de abril de 2023

O DIFERENCIAL É CONHECER E OBEDECER

“Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo” (Tg 3.1).

O que conhece mais a ponto de ser uma pessoa que ensina, tem maior responsabilidade;

Isto vale no âmbito pessoal e também ministerial, pois se ao ensinar, o fizer de forma errada, tal pessoa dará conta a Deus.

Esta diferença é vista em outras afirmações bíblicas, como a que o apóstolo Pedro faz sobre quem conheceu a Jesus e o abandonou depois de já ter o conhecimento:

“...Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado.” 2 Pe 2.20,21

Está estabelecida clara diferença entre o que conheceu e o que não conheceu.

É lógico que o não conhecer não inocenta a pessoa, mas faz com que se exija menos dela para a tomada de sua decisão.

Jesus mencionou em seus ensinos a diferença entre dois homens que erraram e seriam ambos julgados, mas segundo a proporção de seu conhecimento: 

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem age para agradá-lo, será castigado com extrema severidade. Contudo, aquele que não conhece a vontade do seu senhor, mas praticou o que era sujeito a castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais ainda será requerido.” Lc 12:47,48

Tanto um como outro seriam punidos, pois ambos erraram; o que conhecia a vontade do Senhor, por não agir à altura, e o que não conhecia por não procurar conhecê-la.

As falhas são distintas: o que conhecia pecou por rebelião, enquanto que o pecado do outro foi omissão ou mesmo desinteresse em procurar saber a vontade do senhor.

Mas o fato é que o primeiro errou ativamente enquanto que o segundo errou passivamente, só que a ignorância não justifica, tem um juízo menor, mas tem juízo da mesma forma.

O que devemos fazer é procurar conhecer e, então obedecer a vontade de Deus.

Pr. Luciano Subira

Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário