"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

Mostrando postagens com marcador sentimentos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sentimentos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

SUBSTITUINDO SENTIMENTOS E PENSAMENTOS

Nós somos guiados por dois fatores: nossos sentimentos e pensamentos.

Por absoluta falta de alternativas, fazemos o que queremos fazer ou o que acreditamos que deva ser feito.

Nossos sentimentos são mesquinhos e egoístas;

Nossos pensamentos são carregados de arrogância e prepotência.

E precisamos que esses sentimentos e pensamentos sejam substituídos pelos sentimentos e pensamentos divinos.

Em outras palavras: todos os dias temos que olhar para trás, e ver que ontem estávamos errados;

Que fizemos, pensamos ou desejamos alguma coisa que achávamos certo, bom e justo, mas que na verdade contraria o desejo e a intenção de Deus.

Este é o processo de santificação.

Quando nós viemos do mundo, chegamos com toda uma escala de valores, pensamento, com emoções e sentimentos totalmente contrários à Bíblia.

Na medida em que vamos convivendo com Deus, cada vez mais vamos nos aproximando do padrão de Deus: a perfeição.

Precisamos a cada dia, abandonar o homem velho, com seus defeitos, manchas e pecados, e nos revestir do homem novo, que vive de acordo com o Espirito de Deus.

Precisamos ter uma convivência íntima, real, diária e duradoura com o nosso Deus.

A cada dia nossa alma e nosso Espirito precisam ser dominados um pouquinho mais pelo Espírito de Deus.

Conheça a Deus, aproxime-se do Deus, conviva com Deus, comunique-se com o Espirito de Deus.

Permita que a cada dia o Espirito de Deus penetre um pouco mais em teu espírito, em tua alma, em tua essência.

Viva uma vida de oração, de leitura da palavra, de consagração e comunhão com os outros filhos de Deus.

Na medida em que vamos conhecendo a Deus, em sua essência, em seu Espírito, em suas intenções, em seu modo de ser e agir, vamos nos identificando com Ele, porque o seu Espírito vai tomando conta de nosso ser.

Mais e mais Jesus vai transparecer através de nossos atos.

Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor nosso Deus (Os.6:3)

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/?m=1

Graça e Paz


sábado, 25 de outubro de 2025

SENTIMENTOS DEPRESSIVOS

A depressão pode ser aliviada meditando pacientemente na Palavra de Deus e esperando que Ele atue na nossa vida.

“Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.” (Sl 42.6)

A oração é um aspecto essencial para lidar com a depressão.

“Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito.” (1Sm 1.10)

É bom dar graças ao Senhor pelas suas bênçãos.

“Deem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.” (Sl 107.8,9)

O louvor afugenta a depressão.

“Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.” (Sl 34.1-3)

A música cristã ajuda a dissipar a depressão.

“Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” (Sl 33.1-3)

Os sentimentos depressivos e de desânimo não duram para sempre.

“O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.” (Sl 30.5)

Observar a Lei de Deus traz paz aos que estão deprimidos.

“Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.” (Sl 119.165)

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

SENTIMENTOS E EMOÇÕES

Emoções é instrumento para expressar o que sentimos

Por meio das emoções expressamos amor, ódio, tristeza, alegria...

Elas podem ser agradáveis Ou desagradáveis

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jr 17.9)

Deus não quer que sufoquemos nossas emoções, mas também não quer que caminhemos por elas.

Se sufocarmos nossa emoções seremos frios como uma pedra.

Mas se caminharmos por emoções seremos inconstantes, inseguros e vulneráveis.

Não podemos basear nossa comunhão com Deus nas emoções, pois elas vão e vem, podemos estar emocionados ou não.

Mas isso não altera a nossa condição para com Ele.

Elas podem ser válidas e bonitas, mas não servem como base.

“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” IICo 4:18.

Independente do que sentimos ou não devemos caminhar pela Palavra de Deus.

As emoções nos enganam “Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo” (Pv 23:7)

O homem só tem comunhão com Deus em espírito, que foi vivificado por Ele no novo nascimento.

“Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4:24

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

 

sábado, 3 de agosto de 2024

NECESSIDADES E SENTIMENTOS COMPREENDIDOS

"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mt 11.29,30).

Lutando contra as pressões da vida, Ele promete ajudar a levar nossas cargas.

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14.27).

Se estivermos buscando paz para a nossa mente e alma, Ele oferece a paz

Jesus Cristo se fez homem para nos redimir das consequências do pecado.

Ele sofreu a rejeição, o maltrato e a crueldade, suportou a fome, a sede e a dor.

“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados" (Is 53.5)

Morreu na cruz do calvário para cumprir o plano da salvação do Pai.

Quando Cristo ressurgiu, triunfou sobre o pecado e a morte, prometendo a todos os que o receberem: "Porque eu vivo, vós também vivereis". (João 14.19).

Jesus Cristo, por ser o Filho de Deus ressuscitado, pode perdoar nossos pecados e dar uma vida nova e eterna.

"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Rm. 10.9).

Cristo compreende os nossos sentimentos e nossas necessidades, porque Ele viveu como homem sobre a terra.

Ele oferece paz interior e fortaleza através do seu Santo Espírito.

Ele oferece ânimo e um bom convívio por intermédio do seu povo.

Cristo está à destra do Pai intercedendo por todos aqueles que colocam sua confiança nEle

"Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno". (Hb 4.16).

Transcrito Por Litrazini

https://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

segunda-feira, 26 de abril de 2021

PORQUE AMAR A DEUS

“Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (I Jo 4.19). Se não fosse essa revelação de Deus a seu respeito o cristão sentiria por ele aquilo que sentem os que não o conhecem: medo, respeito, e pavor.

O cristão ama a Deus porque ele é seu Pai criador, assim como o sentimento humano leva o filho a amar seu pai terreno, da mesma forma ele gera no coração do cristão o amor para com seu pai eterno.

É porém, o amor revelado em Cristo na cruz para a redenção humana a maior força para atrair a pessoa a amar a Deus.

É um mandamento, que se inicia com o verbo AMARÁS. Apesar de Deus não ter necessidade, ele deseja ser amado pelos seus filhos.

Ele quer que o ser humano se relacione com ele em termos de amor, o único tipo de relacionamento que é natural ao modo de ser do próprio Deus.

O primeiro benefício do amor de Deus é que a pessoa se reveste de uma nova alegria em sua vida. Há um novo prazer na alma e seu relacionamento com Deus supera qualquer experiência religiosa que possua quem não tem tal amor.

Aquilo que antes eram deveres religiosos se torna motivo de festa, desaparecem todas suas impressões de obrigatoriedade e tudo se torna novo.

Este amor se reflete na vida diária do adorador. Seu relacionamento se fundamenta e fortifica no amor. Sua conduta passa a ser orientada por novos critérios. Há uma nova forma de considerar as suas posses e de entende-las como posses do próprio Deus.

O amor a Deus é a mola que faz desabrochar um novo estilo de vida, todo um novo estado de sentimentos interiores. É um novo fato para a existência. É por isso que Jesus declarou ser este o maior, o principal e o primeiro de todos os mandamentos.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz 

domingo, 15 de março de 2020

A NATUREZA DO AMOR A DEUS


E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. Mateus 22:37,38    

Jesus não teve a menor hesitação em afirmar que o primeiro, o maior e principal dos mandamentos era este: “Amarás teu Deus...” (Mc 12.30). Para o Senhor era a obediência a este mandamento que dava à fé que ele pregava toda a sua novidade.

É o amor a Deus que cria uma atmosfera nova para a relação entre o ser humano e o criador. Aqui encontramos um novo elemento jamais encontrado em qualquer religião fora da tradição judaico-cristão é que permite a pessoa, um relacionamento de intimidade e de estar à vontade na presença de seu Deus.

A descrição que Jesus faz deste amor é até certo ponto a mesma que é feita por Dt 6.5 onde este mandamento se encontra originalmente: é algo que envolve todo coração, toda alma e toda a força. Isto quer dizer que envolve o sentimento e se prolonga por toda a vida e alcança todas as ações da pessoa.

Mas Jesus acrescentou algo que não se encontra no texto original: “todo o teu entendimento”. Não era algo desvinculado do raciocínio, é um amor consciente de si mesmo, de sua existência, que reflete sobre a sua razão de ser, na natureza e sobre suas conseqüências na vida de cada dia.

AMAR A DEUS: PORQUE?
Esta pergunta tem sua resposta tão clara e nítida que nos motiva a viver e desfrutar ainda mais este amor: “nós amamos porque ele nos amou primeiro” (I Jo 4.19). Se não fosse essa revelação de Deus a seu respeito o cristão sentiria por ele aquilo que sentem os que não o conhecem: medo, respeito, e pavor.

O cristão ama a Deus porque ele é seu Pai criador, assim como o sentimento humano leva o filho a amar seu pai terreno, da mesma forma ele gera no coração do cristão o amor para com seu pai eterno. É porém, o amor revelado em Cristo na cruz para a redenção humana a maior força para atrair a pessoa a amar a Deus.

É um mandamento, que se inicia com o verbo AMARÁS. Apesar de Deus não ter necessidade, ele deseja ser amado pelos seus filhos. Ele quer que o ser humano se relacione com ele em termos de amor, o único tipo de relacionamento que é natural ao modo de ser do próprio Deus.

O amor a Deus é a mola que faz desabrochar um novo estilo de vida, todo um novo estado de sentimentos interiores. É um novo fato para a existência. É por isso que Jesus declarou ser este o maior, o principal e o primeiro de todos os mandamentos, fazendo dele o mais importante de todos os seus imperativos.

Transcrito por Litrazini
Graça e Paz

terça-feira, 11 de junho de 2019

A FACE DO MEDO


Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9

Já percebeu com que frequência a questão do medo aparece quando Deus está preparando seu povo a avançar mais em nome dele?

Você vai encontrá-lo nas conversas de Deus com Abraão, Jacó, Moisés, Gideão e Davi, bem como nas conversas de Jesus com os discípulos. "Não temam",ele repetiu muitas vezes depois da ressurreição. Quando os enviou a virar o mundo de cabeça para baixo, disse: "Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mt 28:20).

Os sentimentos de medo e do ato de transpor uma nova fronteira estão juntos, não estão?

As palavras do versículo de hoje foram enunciadas por Deus para Josué em um momento fundamental de sua vida. No dia seguinte Josué conduziria o exército israelita na travessia do Jordão. Exatamente do outro lado do rio Jordão estava a Terra Prometida, e cada centímetro dela seria disputada por um inimigo superior.
Mas Deus sabia que os temores de Josué e as crenças errôneas nas quais se baseavam eram os primeiros inimigos que ele teria de enfrentar na luta, e talvez os mais perigosos.

Percebi que os temores que nos impedem de fazer mais para Deus são quase sempre fundamentados numa inverdade — uma pressuposição enganosa a respeito de nós mesmos, nossas condições ou Deus — que nos mantém afastados do melhor que Deus tem para nós.

Por exemplo, um medo em que muitos caem baseia-se numa seqüência de mentiras: Minha realização depende de mim. Minha segurança depende de mim. Meu sucesso depende de mim. Ainda que as emoções sejam despertadas por essas mentiras, será que realmente cremos nelas? Não.

Na realidade temos vários motivos para acreditar no contrário. As promessas pessoais de Deus, sua fidelidade através dos tempos e nossas experiências de vida, tudo se soma a uma seqüência de verdades inegáveis: Quando Deus me lidera, ele provê. O que Deus exige, ele me capacita a fazer.

É muito mais inteligente depender de Deus do que de mim.

Aqui está uma mentira comum que impede muitos de avançar para Deus: Eu não sentiria medo se estivesse fazendo o que Deus quer que eu faça. Portanto, se sinto medo, Deus não pode estar nisso.

Será que esse tipo de medo está afastando você das bênçãos e da influência que tanto deseja?

Observe de novo e descubra a origem das mentiras operando:
Você está fundamentando suas conclusões nos sentimentos.
Está comparando sentimentos indesejáveis de medo com uma ideia ruim.
Está concluindo que a presença do medo se iguala à falta de coragem ou fé para prosseguir.

Tudo isso é mentira!

Deus cuida hoje de suas preocupações e ansiedades e de seu coração vacilante, mas não quer que esses sentimentos determinam o que você crê, o que faz ou no que venha a se tornar.

Jesus disse aos discípulos: "Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino" (Lc 12:32).

Josué lhe diria que, sejam quais forem seus sentimentos, o que interessa é a verdade: Você não está sozinho. Deus lutará por você. E você pode continuar, apesar de quaisquer temores que tenha para tomar posse do terreno que Deus está lhe dando.

Extraído do livro A Oração de Jabez de Bruce Wilkinson e David Kopp / Por Litrazini
Graça e Paz

terça-feira, 21 de maio de 2019

O QUE É A ALMA?


"Gostaria de saber se o vocábulo "aima" significa: sopro, vida, sangue ou personalidade?" 

A alma é distinta entre o corpo e o espírito, sendo imortal e imaterial. O vocábulo "nephesh" (Heb) é traduzido alma mais de 500 vezes no Antigo Testamento e "psy-chê" (Gr) mais de 30 vezes no Novo Testamento. 

Assim, a palavra alma aparece com vários sentidos nas Santas Escrituras tanto figurativo como por Sinédoque. É nesse particular que se precisa muito cuidado, pois muitas falsas interpretações resultam daí, originando destarte falsos ensinos. 

É imperioso conhecer o sentido estrito e teológico da palavra "alma", bem como os figurados do mesmo vocábulo, como aparece no texto bíblico. Os animais também têm alma, mas muito inferior à do homem: Gn 1.20,21,24,28; SI 8.5-8; Mt 6.26; 1 Co 15.39-41. 

Note-se que a mesma palavra original "nephesh" é usada em Gênesis capítulo primeiro, concernente ao homem e aos animais. A alma dos animais além das muitas inferioridades, acaba com a morte do bruto, já a alma do homem é eterna. Além disso, Deus, ao criar os animais disse: "faça-se", mas quanto aos homens, disse: "façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança".

O nosso corpo é a "bainha" da alma; ela explora o ambiente ao nosso redor e recebe as impressões do mundo exterior por meio dos sentidos corporais: vista, ouvido, olfato. etc. 

A alma é a sede das emoções, paixões, desejos e sentimentos. A alma, por meio do espírito, põe-nos em contato com Deus e por meio do corpo põe-nos em contato com o mundo. 

A alma é o ser social do homem. Por meio dela ele tem consciência de si mesmo. Sabe que é uma personalidade. 

Resta-nos saber que este vocábulo tem seis sentidos diferentes nas Escrituras, sendo um real e cinco figurados. São eles: 

1. 0 sentido real. Isto é, "alma" significando alma mesmo. 

2. A alma significando o sangue: Lv 17.14; Dt 12.23. Isto apenas ressalta o valor do sangue, sem o qual o homem não pode viver. Quando se faz transfusão de sangue, não se diz que estão fazendo transfusão de alma, nem injetando alma. 

3. "Alma" significando o corpo, a pessoa física: Gn 12.5; 46.27; Êx 1.5; 12.4; Lv 21.11; Nm 6.6; Rm 13.1. • 

4. "Alma" significando animal: Gn 1.20. Aí, no original a palavra empregada é "nephesh". Se o sentido não fosse figurado, entenderíamos por exemplo: "produzam as águas pessoa vivente", o que seria um contra-senso.

5. "Alma" significando vida: Lv 22.3. Trata-se de sinédoque, figura de linguagem literária, em que a parte é tomada pelo todo. Alma é também chamada vida, porque é ela a parte mais importante do ser. Ela transmite vida ao corpo mediante o espírito. 

6. "Alma" significando coração: Dt 2.30. Ora, sabemos que o coração é um órgão como os demais, de carne, que bombeiam o sangue através do corpo. 

Tudo o que se atribui ao coração o é figuradamente. A referência mesmo é a alma: 1 Rs 8.17; SI 14.1; Mt 9.14; 1 Co 7.37. 

Extraído do Livro A Bíblia Responde - Casa Publicadora das Assembléias de Deus. / Por Litrazini
Graça e Paz

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O QUE SIGNIFICA ESPERAR EM DEUS?

Vivemos numa época marcada por numerosas fontes de estresse. A violência, o desemprego, a corrupção, a crise do relacionamento homem/mulher são alguns dos fatores que geram muita insegurança. Somos alimentados por uma avalanche de notícias ruins, dramas acontecendo ao redor do mundo, guerras, terremotos, tsunamis etc... que aumentam ainda mais o nosso desânimo.

Temos medo dos nossos sentimentos, medo de outras pessoas, medo de perder o que temos e medo do desconhecido. Pessoas com medo tendem a construir mecanismos de defesa, armas e carapaças para se proteger dos perigos. Algumas se tornam irritáveis a ponto de qualquer transtorno desencadear explosões desproporcionais, mostrando que a panela de pressão já ultrapassou o seu limite.

Pessoas ficam paralisadas diante da mínima ameaça e vão limitando seu espaço interior e exterior para evitar situações conflitivas. Vivem trancadas emocionalmente e privam-se, desta forma, do que é a essência do ser humano: amar e ser amado.

A maior parte busca esquemas de fuga no ativismo, no trabalho, nas compulsões por bebida, comida, remédios ou outros vícios, e no consumismo, para citar apenas alguns. Pessoas movidas pelo medo estão mais propensas a se comportar de maneira agressiva. Qualquer sensação de ameaça gera reações impulsivas que não passaram pelo crivo da razão.

Ficamos na defensiva, desconfiados, preocupados apenas em nos proteger, em preservar e acumular bens para nos garantir. Custamos a admitir que não temos controle sobre o nosso futuro. Não escolhemos nascer nem decidimos a hora da nossa morte, a menos que desistamos de viver.

Quando finalmente admitimos a nossa própria impotência e reconhecemos as nossas limitações, podemos então nos voltar para o Criador de todas as coisas que sustenta o universo e nos afirma que não cai um só fio dos nossos cabelos sem o seu consentimento.

Esperar em Deus é confiar na sua promessa de estar conosco sempre. Esta espera não é uma atitude passiva, acomodada ou resignada. Pelo contrário, trata-se de uma parceria que nos leva a fazer o melhor para usufruir, multiplicar e compartilhar os recursos que Ele nos confiou. Significa viver ativamente o presente e investir nele, sabendo que o mal já foi vencido na cruz e, por isto, não prevalecerá.

Esperar é confiar na perspectiva de Deus que é mais ampla que nossos desejos finitos e parciais. Abrir mão de nossa visão estreita e de nossas expectativas limitadas permite deixar-se surpreender pelas soluções extraordinárias de Deus. Pegar a sua cruz é aceitar a vida, abrindo-se a todas as possibilidades. É desistir de tentar exercer um controle ilusório sobre o nosso futuro e abrir-nos ao novo na convicção de que Deus, como diz Henri Nouwen, nos trata de acordo com o seu amor e não de acordo com o nosso próprio medo.

Assim, podemos ter a coragem de afirmar, como Dietrich Bonhoeffer na prisão, que Deus é um Deus de amor mesmo quando à nossa volta vemos apenas rancor. Podemos proclamar que a vida suplanta a morte como a luz invade a escuridão enquanto a escuridão não consegue se impor onde há luz.

Quando descobrimos que nada pode nos separar do amor de Deus, encaramos o medo de perder o que já temos e o medo do desconhecido e os transformamos em coragem de acolher com fé o futuro, sabendo que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”.

Esperar em Deus é sair dos nossos esconderijos para encarar a vida de peito aberto, com suas alegrias e tristezas, na certeza de que cada detalhe ocorre diante do olhar amoroso de um Deus que nos quer bem. Assim, em vez de fugir ou refugiarnos numa atitude egoísta, podemos nos tornar agentes de transformação e sinais de esperança.   
                                                                                          
Fonte: Revista Enfoque

Por Litrazini

Graça e Paz

sábado, 11 de fevereiro de 2017

O QUE É A CONSCIÊNCIA?

A consciência é definida como a parte da psique humana que induz a angústia mental e sentimentos de culpa ao ser violada e sentimentos de prazer e bem-estar quando nossas ações, pensamentos e palavras estão em conformidade com os nossos sistemas de valores.

A palavra grega traduzida como "consciência" em todas as referências do Novo Testamento é suneidēsis, que significa "consciência moral". A consciência reage quando as ações, pensamentos e palavras se conformam ou são contrárias a um padrão de certo e errado.

Não há um termo hebraico no Antigo Testamento que seja equivalente a suneidēsis no Novo Testamento. A falta de uma palavra hebraica para "consciência" pode ser devido à cosmovisão judaica, que era comunal em vez de individual. O hebreu se considerava um membro de uma comunidade/aliança que se relacionava a Deus e Suas leis corporativamente, e não como um indivíduo. Em outras palavras, o hebreu estava confiante em sua própria posição diante de Deus se a nação hebraica como um todo estivesse em boa comunhão com Ele.

No Novo Testamento, o conceito de consciência é mais de natureza individual e envolve três grandes verdades.

PRIMEIRO, A CONSCIÊNCIA É UMA CAPACIDADE DADA POR DEUS AOS SERES HUMANOS PARA O EXERCÍCIO DA AUTO-AVALIAÇÃO.
Paulo refere-se várias vezes à sua própria consciência como sendo "boa" ou "sem ofensa" (Atos 23:1; 24:16, 1 Coríntios 4:4). Paulo examinou as suas próprias palavras e ações e achou que estavam de acordo com seus costumes e sistema de valores, que eram, é claro, com base nos padrões de Deus. Sua consciência confirmou a integridade do seu coração.

EM SEGUNDO LUGAR, O NOVO TESTAMENTO RETRATA A CONSCIÊNCIA COMO UMA TESTEMUNHA DE ALGO.
Paulo diz que os gentios têm consciência que atestam a presença da lei de Deus escrita em seus corações, embora não tivessem a Lei de Moisés (Romanos 2:14-15). Ele também apela para a sua própria consciência como testemunha de que fala a verdade (Romanos 9:1) e de que se comportou em santidade e sinceridade quando se relacionando com outras pessoas (2 Coríntios 1:12).

Paulo diz que sua consciência confirma que ele tem que prestar contas por suas ações tanto a Deus quanto a outras pessoas (2 Coríntios 5:11).

EM TERCEIRO LUGAR, A CONSCIÊNCIA É UMA SERVA DO SISTEMA DE VALORES DO INDIVÍDUO EM QUESTÃO.
Um sistema de valores imaturo ou fraco produz uma fraca consciência, enquanto um sistema de valores totalmente informado produz um forte senso de certo e errado. Na vida cristã, a consciência pode ser conduzida por uma inadequada compreensão das verdades bíblicas e pode produzir sentimentos de culpa e vergonha desproporcionais para as questões em mão. O amadurecimento na fé fortalece a consciência.

Esta última função da consciência é o que Paulo aborda em suas instruções sobre a ingestão de alimentos sacrificados a ídolos. Ele argumenta que, uma vez que os ídolos não são deuses reais, não faz diferença se o alimento foi sacrificado a eles ou não. No entanto, alguns na igreja de Corinto eram fracos em sua compreensão e acreditavam que tais deuses realmente existiam. Esses crentes imaturos ficaram horrorizados com a ideia de comerem alimentos sacrificados aos deuses porque suas consciências eram influenciadas por preconceitos errôneos e visões supersticiosas.

Portanto, Paulo incentiva os mais maduros em seu entendimento a não exercerem a sua liberdade de comer se isso fizesse com que as consciências dos seus irmãos mais fracos condenassem as suas ações.

A lição aqui é que, se as nossas consciências são claras por causa da fé madura e compreensão, não devemos fazer com que aqueles com a consciência mais fracas tropecem ao exercermos a liberdade que segue uma forte consciência.

Uma outra referência à consciência no Novo Testamento é uma consciência que é "cauterizada" ou tornada insensível, como se tivesse sido cauterizada com ferro quente (1 Timóteo 4:1-2). Tal consciência é endurecida e calejada, não mais sentindo nada. Uma pessoa com a consciência cauterizada não mais escuta os seus sussurros e pode pecar com abandono, iludir-se e pensar que está tudo bem com sua alma, e tratar os outros de forma insensível e sem compaixão.

Como cristãos, devemos manter a nossa consciência limpa ao obedecer a Deus e manter o nosso relacionamento com Ele em boa posição. Fazemos isso através da aplicação de Sua Palavra, renovando e suavizando os nossos corações continuamente. Consideramos aqueles cujas consciências são fracas, tratando-os com amor cristão e compaixão.

Fonte:GotQuestion

Por Litrazini
Graça e Paz

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

CONVERSA FRANCA

Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. [João 15.3-5]

O tempo Passa! As pessoas mudam... Os líderes mudam... A igreja muda... A cidade muda... O estado muda... A paisagem muda...

O formato da janela também muda, ora com grade, ora com tela, ora sem nada

O tamanho das pessoas lá fora também muda, ora maiores, ora menores, dependendo do andar e altura...

Porém, as lágrimas, os sentimentos e a dependência de Deus, pode aumentar mas, nunca parar , João 15.1 diz: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor, videira representa fonte de vida.

Esses momentos de comunhão, de bate papo, de desabafo, de intimidade com o Nosso Senhor não pode parar porque por Ele, para Ele, Com Ele e n`Ele são todas as coisas. João 8.12: Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Nesses momentos nossa alma é lavada.

O Senhor arranca a sujeira, a mágoa, a tristeza, nos restaura, renova, fortalece e sobre tudo nos alimenta para que possamos resistir à mais uma porção diária em nossas vidas. João 6.35: Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.

A alegria, paz, amor..., sabedoria e direção necessárias nos são dado nesses momentos

Dedique tempo para ter qualidade de vida espiritual.

Tenha conversas francas com o Pai Celestial, antes de tomar decisões, independente do grau de importância, mesmo em situações que pareçam ser insignificantes, elas farão a diferença na sua vida e, na vida daqueles que o cercam.

A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade: Lamentações 3.22,23

Por Litrazini


Graça e Paz

sábado, 18 de outubro de 2014

QUANDO AS FORÇAS SE ACABAM

Difícil é permanecer firme logo após uma derrota,
Difícil é ficar calado quando se tem vontade de explodir,
Difícil é abrir mão quando é o que mais se quer,
Difícil é recomeçar quando não se tem mais forças,
Difícil é olhar para o alto quando não se consegue levantar a cabeça,
Difícil é ficar de pé quando a vontade e deitar-se,
Difícil é demonstrar uma alegria quando a alma chora,
Difícil é fingir estar vivo quando por dentro está morto,
Mais, difícil mesmo é ir para o abismo quando se sabe que existe um paraíso a espera.

Tudo é difícil na vida e mais difícil fica para os que tudo dificultam. Nenhum de nós por mais dificuldades e problemas que tenhamos, iremos sofrer mais do que o Senhor Jesus, no entanto Ele não desistiu de ir até o fim. Difícil foi o ministério Dele, amar e perdoar aos que queriam o seu fim, muitos pode dizer, mais Ele foi o filho de Deus, certamente, mais aqui na terra Ele estava cem por cento, homem, foi perseguido, caluniado, difamado, acusado levianamente.

Sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu. Apanhou, sofreu, chorou, Jesus chorou (Mt 27.12). Festejou, E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas (João 11.35). Sentiu saudade, Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se  (João 2.2) . Reclamou, brigou, E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas (João 11.33); Sentiu tristeza, Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo (Mt. 21.12). Foi tentado, Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt. 26.38). Porém não perdeu a identidade de filho de Deus (Mt. 4.1).

Ele entendia que todos esses sentimentos e situações eram passageiros e necessários para o seu ministério cumprir-se.E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres (Mt. 26.39). Se Ele não quisesse passar por tudo isso logicamente ele não passaria, porém a sua missão aqui na terra estaria incompleta, a obra prima da criação do seu Pai seria aniquilada.

Não diferente de Jesus, todos nós temos uma historia a cumprir, um chamado a realizar, então, não importa o que tenhamos que passar se realmente somos filhos de Deus não podemos desistir. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas (IPe.2.21). Existirão momento em nossas vidas de solidão angustiante, de tristeza na alma, de aflição, existirá momento que muitos pedirão a Deus que o leve.

Se você esta passando por isso não pense que só acontece com você, existem milhares, mas, tudo isso nosso Mestre passou, se somos seus seguidores iremos passar também. Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.(Mt.10.24), em nenhum momento das escrituras Jesus relata que as coisas seriam fáceis, pelo contrario: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo.16.33).

Facilidade quem proporciona é o inimigo, ele sim, é quem arruína a vida das pessoas, sempre oferece o seu banquete a custo zero, quando alguém entra e come fica logo envenenado, só então saberá o preço que terá que pagar e para muitos custa a própria vida.

Necessitamos entender que tudo que Jesus passou foi para nos dar exemplo, precisamos estar consciente que é necessário passarmos por tribulações, mas, já somos vencedores. É preciso entender que não importa a situação a que venhamos atravessar ou o deserto que tenhamos que percorrer Cristo já venceu por nós: Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. (Hb.12.3).

É imprescindível ficarmos firmes, não desistir, não perder a esperança, confiar em Deus, à resposta virá, tão certo quanto o dia após a noite, sempre depois da tempestade vem a bonança: E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança (Mc. 4.39). 

A resposta para nossas vidas está na oração, Jesus fez isso E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras (Mt.26.44). Acredite o mais Difícil Jesus já fez, morreu para que você tenha vida eterna. Então, se você está sem forças para continuar a vida, clame a Deus a força Dele virá sobre ti e ti restaurará.

Pra Elza Carvalho

Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz

sábado, 30 de novembro de 2013

Doenças e origens

Segundo a psicóloga americana Loise l. Hay, todas as doenças que temos podem ser criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo.

"Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão", diz a psicóloga americana Louise L. Hay.

Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais.

Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento.

A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:

DOENÇAS / CAUSAS:

AMIGDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.

ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.

APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.

ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.

ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.

ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.

BRONQUITE: Ambiente famíliar inflamado. Gritos, discussões.

CÂNCER: Magoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.

COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.

DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.

DIABETES: Tristeza profunda.

DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.

DOR DE CABEÇA: Auto crítica, falta de auto valorização.

ENXAQUECA: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.

FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro.

FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.

GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.


HEMORROIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.

HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.

INSONIA: Medo, culpa.

LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.

MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.

NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.

PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.

PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.

PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.

PRESSÃO BAIXA: Falta de amor em criança. Derrotismo.

PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.

PULMÕES: Medo de absorver a vida.

QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.

RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.

REUMATISMO: Sentir-se vítima. Falta de amor. Amargura.

RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.

RINS: Crítica, desapontamento, fracasso.

SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.

TIROÍDE: Humilhação.

TUMORES: Alimentar mágoas. Acumular remorsos.

ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.

VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Curioso não? Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos.

Transcrito Por Litrazini
http://www.kairosministeriomissionario.com/


Graça e Paz