"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

POR QUE JESUS FEZ LODO E COLOCOU NOS OLHOS DO CEGO?


Muitas vezes questionamos: Por que Jesus cuspiu no barro e passou nos olhos do cego? Precisava fazer isso? Entre outras perguntas semelhantes.  Todavia, temos que entender que nem sempre Jesus age como nós esperamos, ou quase sempre.

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. Jo 9.1-7

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2.7

Jesus empregou um método singular para curar esse homem: colocou lama nos olhos dele e, em seguida, pediu que os lavasse. Certa ocasião, Jesus curou dois cegos simplesmente tocando os olhos deles (Mt 9.27-31); outro cego, curou colocando-lhe saliva nos olhos (Mc 8.22-26).

Apesar de o poder de cura ser o mesmo, Jesus usou vários métodos, a fim de que as pessoas não se concentrassem na forma e se esquecessem da mensagem da cura – que era o mais relevante…

Havia pelo menos dois motivos para Jesus usar lama neste caso. Em primeiro lugar, era uma imagem da criação – Jesus é Deus e criador, da mesma substância que o Pai (Jo 10.30). Deus fez o primeiro homem do pó da terra e enviou seu filho como um homem real. É interessante observar a ênfase sobre o significado de Siloé – enviado – e relacionar esse fato com João 9.4, “as obras que me enviou”.

Jesus ofereceu uma pequena ilustração de sua vinda a terra, enviado pelo Pai para restaurar a humanidade. Segundo motivo para usar a lama foi para incentivar o homem a obedecer!   (Wiersbe)

Jesus realizou milagres a fim de suprir necessidades comuns humanas. Mas também usou esses milagres para transmitir verdades espirituais. Além disso, seus milagres serviram de credenciais para provar que Ele era de fato o MESSIAS.

Pr. João Flávio Martinez

Por Litrazini
Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário