"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!" [Filipenses 4.4]

segunda-feira, 19 de abril de 2021

COMO IDENTIFICAR UMA HERESIA

 Não é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes.

DESARMONIA COM A BÍBLIA

No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira:

Argumento Bíblico; Argumento extra bíblico; Argumento anti-bíblico.

O argumento bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc 4:16-30.

O argumento extra bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos.

O argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS. Aqui encontramos as heresias que são anti-bíblicas. Algumas são fundamentadas em versículo ou uma expressão isolada da Bíblia quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las.

UNILATERALIDADE DE APRECIAÇÃO DOUTRINÁRIA

Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de "escolher" uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Isto é, afirma a divindade de Cristo abandonando sua humanidade, preocupa-se com o corpo do homem e se aquece da sua alma ou do seu espírito.

CONTRADIÇÃO COM OS FATOS

História e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas.

Muitos bons cristãos tem sido enganados (qualidade, sorte, laia).

INCOERÊNCIA LÓGICA

Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita.

A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos.

Transcrito Por Litrazini

http://www.kairosministeriomissionario.com/

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário