“E
todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.1-13).
Qual
é o significado da plenitude do Espírito Santo recebida no dia de Pentecoste?
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Significou o início do cumprimento da promessa de Deus em Joel 2.28,29, de
derramar seu espírito sobre todo o seu povo nos tempos do fim (At 1.4,5; Mt
3.11; Lc 24.49; Jo 1.33).
-
Posto que os últimos dias desta era já começaram (At 2.17; Hb 1.2; 1 Pe 1.20),
todos agora se veem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em Cristo (At
3.19; Mt 3.2; Lc 13.3).
-
Os discípulos foram “do alto... revestidos de poder” (Lc 24.49; At 1.8), que os
capacitou a testemunhar de Cristo. A produzir nos perdidos grande convicção no
tocante ao pecado, à justiça, e ao julgamento divino, e a desviá-los do pecado
para a salvação em Cristo (At 1.8; 4.13, 33; Rm 15.19).
-
O Espírito Santo já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela
salvação de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no
Espírito Santo e ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana
(At 2.28-40; 4.12, 33; Rm 9.1-3; 10.1).
O
Pentecoste é o início das missões mundiais (At 1.8; 2.6-11,39).
-
Os discípulos se tornaram ministros do Espírito. Não somente pregavam Jesus
crucificado, levando outras pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo, como
também influenciavam essas pessoas a receber “o dom do espírito Santo” (vv.
38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste (v.4). Levar outros ao
batismo no Espírito Santo é a chave da obra apostólica do NT (ver At 8.17;
9.17,18; 10.44-46; 19.6).
-
Mediante este batismo no Espírito, os seguidores de Cristo tornaram-se
continuadores do seu ministério terreno.
Continuaram
a fazer a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que Jesus
“começou, não só a fazer, mas a ensinar” (At 1.1; Jo 14.12).
Fonte:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Por
Litrazini
https://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça
e Paz
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