“E
todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas,
conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (At 2.1-13).
Qual
é o significado da plenitude do Espírito Santo recebida no dia de Pentecoste?
(1)
Significou o início do cumprimento da promessa de Deus em Joel 2.28,29, de
derramar seu espírito sobre todo o seu povo nos tempos do fim (cf. At 1.4,5; Mt
3.11; Lc 24.49; Jo 1.33).
(2)
Posto que os últimos dias desta era já começaram (At 2.17; cf. Hb 1.2; 1 Pe
1.20), todos agora se veem ante a decisão de se arrependerem e de crerem em
Cristo (At 3.19; Mt 3.2; Lc 13.3).
(3)
Os discípulos foram “do alto... revestidos de poder” (Lc 24.49; cf. At 1.8), que os
capacitou a testemunhar de Cristo.
A
produzir nos perdidos grande convicção no tocante ao pecado, à justiça, e ao
julgamento divino, e a desviá-los do pecado para a salvação em Cristo (cf. At
1.8; 4.13, 33; Rm 15.19).
(4)
O Espírito Santo já revelou sua natureza como aquele que anseia e pugna pela salvação
de pessoas de todas as nações e aqueles que receberam o batismo no Espírito
Santo e ficaram cheios do mesmo anseio pela salvação da raça humana (At
2.28-40; 4.12, 33; Rm 9.1-3; 10.1).
O
Pentecoste é o início das missões mundiais (At 1.8; 2.6-11,39).
(5)
Os discípulos se tornaram ministros do Espírito.
Não
somente pregavam Jesus crucificado, levando outras pessoas ao arrependimento e
à fé em Cristo, como também influenciavam essas pessoas a receber “o dom do
espírito Santo” (vv. 38,39) que eles mesmos tinham recebido no Pentecoste
(v.4).
Levar
outros ao batismo no Espírito Santo é a chave da obra apostólica do NT (At
8.17; 9.17,18; 10.44-46; 19.6).
(6)
Mediante este batismo no Espírito, os seguidores de Cristo tornaram-se
continuadores do seu ministério terreno.
Continuaram
a fazer a ensinar, no poder do Espírito Santo, as mesmas coisas que Jesus “começou,
não só a fazer, mas a ensinar” (At 1.1; Jo 14.12).
Fonte:
Bíblia de Estudo Pentecostal
Transcrito
Por Litrazini
https://www.kairosministeriomissionario.com/
Graça
e Paz
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